rnp

CASES DE SUCESSO

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa    |    Sede: Rio de Janeiro, Rio de Janeiro - Brasil

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa é uma rede direcionada para o nível superior, pesquisa e inovação. É qualificada como uma Organização Social (OS), a qual está vinculada ao Ministério da Ciência, tecnologia, Inovações e Comunicações.

Com participação na introdução da internet no Brasil no ano de 1992, a RPN permanece promovendo inovações com impulsionamentos da ciência e educação.

Confira abaixo um pouco mais sobre a RPN e as soluções que a Perfilcomp proporcionou para seus desafios.

RNP CRIA AMBIENTE DE NUVEM PRIVADA COM VMWARE CLOUD FOUNDATION

 

 

Principal desafio

 

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – RNP é a rede acadêmica em escala nacional do Brasil. A principal função dessa rede acadêmica é suprir as necessidades de comunicação da comunidade de ensino superior e pesquisa na sua região, provendo serviços com características superiores às oferecidas pelas redes comerciais, interligando computadores e instrumentos dos mais amplos tipos e portes, desde telefones móveis a supercomputadores, desde telescópios astronômicos a instrumentos de monitoramento ambiental.

 

Após longo processo de estudos, a RNP chegou à conclusão que precisaria investir em um ambiente de nuvem privada com integração a pelos menos uma nuvem publica dentre:

 

→ Amazon Web Services (AWS);

→ Microsoft Azure;

→ Google Cloud Platform (GCP);

→ Huawei Cloud;

 

Desta forma, através de uma venda privada realizada pela equipe da Perfilcomp, a RNP adquiriu o pacote de licenciamento do VMWARE vCloud Foundation Enterprise, contemplando softwares como vSphere, vSAN, NSX, vRealize Suite e outros, criando desta forma uma nuvem privada baseada em software. Além do ótimo atendimento e entrega dos produtos, a Perfil trouxe uma solução de primeira linha em conjunto com a Dell Technologies que proporcionou uma melhoria de ponta para a instituição.

Para rodar este conjunto de softwares foram adquiridos:

→ Sete novos servidores do tipo ReadyNodes (DELL EMC PowerEdge), os quais são homologados para hiperconvergência com VMWARE vSAN.

→ Switches de redes do tipo topo de rack (DELL EMC S5232F e N1524). 

Todo projeto passou pela validação técnica do time de engenharia da DELL EMC e VMware em conjunto com a equipe técnica da Perfilcomp, gerando segurança e uma entrega de serviço exemplar. Além da entrega dos produtos a Perfilcomp foi responsável pela sua instalação, configuração, migração e treinamento.

Plataforma para ambiente nuvem privada: VMware vCloud Foundation Enterprise

O VMware Cloud Foundation oferece suporte a aplicativos modernos e corporativos tradicionais, além de fornecer um conjunto completo de serviços definidos por software altamente seguros para processamento, armazenamento, rede, segurança e gerenciamento de nuvem. Aumentando a agilidade e a flexibilidade da empresa com infraestrutura e operações consistentes em nuvens privadas e públicas.

 

A plataforma implementa um modelo operacional completo de nuvem corporativa com gerenciamento, rede e armazenamento avançados, otimizado com integração entre a automação de cargas de trabalho de VM. Ele também reduz o CapEx, OpEx e o custo total de propriedade (TCO) com operações consistentes e a mais ampla gama de opções de implantação.

cloud-service-data-security-concept-PA3P

Ready Nodes para o vSAN: DELL EMC PowerEdge

Os servidores ReadyNodes da DELL EMC aceleram a modernização da infraestrutura para tornar a TI uma vantagem estratégica com a flexibilidade dos componentes modulares hiperconvergentes do DELL EMC vSAN Ready Nodes para ambientes VMware vSAN.

 

Juntos, DELL EMC e VMware simplificam e aceleram sua nuvem híbrida. Com base em uma parceria sólida, o DELL EMC PowerEdge oferece as versões mais recentes do VMware vSphere®, VMware vSAN™ e VMware Cloud Foundation quando estiverem disponíveis.

 

Os servidores ReadyNodes da DELL EMC são pré-configurados, testados e certificados para executar VMware vSAN. Cada Ready Node inclui apenas a quantidade certa de CPU, memória, controladoras de I/O de rede, HDDs e SSDs.

Conheça outros cases de sucesso

Banco de Brasília (BRB)

Universidade Federal do Paraná

(UFPR)

Banrisul

Banco de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE)

stf (1).jpg

Supremo Tribunal Federal (STF)